O Editor

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Moro, o Juiz


Moro foi herói do Brasil, na era da "Lava Jato". Mas as comendas e prêmios dados a ele; convites para ir a festas com Monarcas, em ricos hotéis, fez do Moro cair em soberba.
E quando se tornou Ministro da Justiça, a vaidade foi tanta que achou que era mais importante que o Presidente da República.
Moro caiu em desgraça com a verdade, onde como 1ª Instância agiu como herói e como Ministro, no dia da saída, disse que a Polícia Federal na era PT tinha uma relação republicana e que no governo em que ele fazia parte, não.
Nem todas as condenações do Lula foram de Moro; houve mais juízes condenando o Ex-presidente. 
A Primeira instância segue a lei; a segunda instância, segue a Justiça; a terceira segue a análise da Injustiça não analisada pela 2ª Instância e a quarta, revê as garantias não observadas nos autos nas instâncias inferiores.
Um cidadão comum acredita que o Lula é um injustiçado; mas, vamos pensar: até o Moro acredita nisso, "após" ser enxotado de Brasília.
O Lula viveu no momento da nação, uma época de olho por olho e dente por dente; os Desembargadores poderiam modificar a sentença, pois para se parecer bonzinho perante as redes sociais, os desembargadores se esconderam.
Com o retorno da prisão em 4ª Instância, o que é constitucional entendimento, Lula teria a chance de um julgamento justo.
Ocorre que na Política, uma decisão injusta não há como ser reparada.
O tempo perdido de 2016 até agora, ninguém recupera; mas recuperando, ainda que tarde, poderá o injustiçado ainda dignificar o seu nome.
Em 2016, o STF no habeas corpus nº 126.292, legitimou a prisão em 2ª Instância e o Lula foi vítima do STF e não do Moro.
O STF ainda tinha o poder de não comparar o Lula com o paciente do HC 126.292, já que se tratava, no mínimo, de um ex-presidente, aclamado pela empolgante trajetória de 2002 a 2010 a ser comparado com um criminoso comum.
Como Dilma havia se queimado por inteiro com o STF e com toda a sociedade, o peso recaiu no Lula.
Aquela história de nomear o Lula para Ministro da Casa Civil foi algo armado para o Lula entrar pelo cano.
Na minha singela opinião, Dilma botou Lula na cadeia sob o olhar omisso e sombrio do STF.
E o Moro, se já sabe: foi o palhaço da corte mais bem remunerado!