O Editor

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Macau antigo

Macau Antigo
 
 
 
VEja   
 
 
http://macauantigo.blogspot.com/
 
 

Portugal e as Colónias Portuguesas

João BotasemMacau Antigo - Há um dia
Portugal e as colónias portuguêsas: com um apêndice sôbre a história da geografia e uma nota bibliográfica sôbre a geografia de Portugal e dos seus domínios. Primeira edição (de autor, Fortunato de Almeida) de 1918. Coimbra. Inclui inúmeras gravuras intercaladas no texto sobre a geografia física, politica e económica de Portugal, dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor. O capítulo VII é dedicado a Macau. Num total de 9 páginas apresenta-se uma breve resenha histórica e descrições sumárias sob... mais »

Especial Grande Prémio

João BotasemMacau Antigo - Há um dia
Entre 14 e 17 de Novembro decorre a 66ª edição do Grande Prémio de Macau. Como já vendo sendo habitual deste o início deste projecto, durante o mês de Novembro irei dar especial atenção ao evento publicando vários posts a recordar antigas edições.... Grelha de partida do GPM de 1969. Há 50 anos...

Documento Confidencial: 1938

João BotasemMacau Antigo - Há 3 dias
Na imagem ao lado um Ofício classificado como confidencial enviado pelo chefe de gabinete do Ministério das Colónias ao chefe de gabinete do Presidente do Conselho a 10 de Novembro de 1938 dando conta do teor de um telegrama recebido do governador de Macau: *"Rogo V. Exas favor não ser permitida publicação qualquer artigo ou fazer conferências públicas sobre ópio sem v. Exa. ou este Governo ter conhecimento completo assunto".* O documento faz parte do espólio do Arquivo da Torre do Tombo (Lisboa). Nesse ano de 1938 a China proibiu o comércio do ópio, um produto de que dependia e mui... mais »

Campanha "Obedeça às Regras de Trânsito"

João BotasemMacau Antigo - Há 4 dias
1. No início da década de 1960 o aumento do número de automóveis a circular obrigou a PSP a lançar uma campanha de sensibilização junto dos condutores e peões para respeitar as regras de trânsito. Para além de uma campanha publicitária até as cartas que os moradores de Macau recebiam serviram para fazer passar a mensagem como se pode verificar nesta carta enviada da então Checoslováquia em 1963.