O Editor

sábado, 30 de julho de 2011

A Samambaia e o Bambú

_______________________________________________________________
Certo   dia  decidi   dar-me  por  vencido. 
Renunciei ao meu trabalho, às  minhas  relações, à   minha espiritualidade.
Resolvi   desistir  até   da  minha   vida. Dirigi-me ao bosque para ter uma última conversa com Deus.
"Deus, eu disse: Poderias dar-me uma boa razão para eu não
entregar   os  pontos?
Sua   resposta me surpreendeu: "Olha em redor Estás vendo a samambaia e o bambu?"  "Sim, estou vendo", respondi.
Pois   bem. Quando  eu   semeei as  samambaias  e  o   bambu, cuidei  deles   muito  bem.
Não    lhes  deixei   faltar  luz   e  água. 
A   samambaia  cresceu    rapidamente. 
Seu verde brilhante cobria o solo. 
Porém, da semente do bambu nada saía. Apesar   disso,  eu   não  desisti   do bambu.  No segundo ano, a samambaia cresceu ainda mais brilhante e viçosa. E,   novamente, da semente do bambu, nada   apareceu.
Mas, eu não desisti do bambu. No    terceiro    ano, no quarto, a mesma  coisa…
Mas, eu não desisti. Mas…no  quinto ano, un pequeno broto saiu da terra. Aparentemente, em comparação com a samambaia, era muito pequeno, até   insignificante. 
Seis   meses  depois,   o  bambu   cresceu  mais  de 50 metros de altura. 
Ele ficara cinco anos afundando raízes. Aquelas    raízes  o tornaram  forte e   lhe  deram o necessário para sobreviver.
"A  nenhuma  de  minhas  criaturas eu   faria  um   desafio  que elas   não   pudessem superar"
E   olhando  bem   no  meu  íntimo,   disse: 
Sabes  que  durante   todo  esse tempo   em   que vens lutando, na verdade estavas criando raízes?
Eu   jamais  desistiria   do  bambu. Nunca desistiria de ti.
Não te compares com outros.
"O  bambu  foi  criado  com  uma  finalidade  diferente  da  samambaia,  mas  ambos  eram  necessários  para  fazer  do bosque
um   lugar bonito".
"Teu tempo vai chegar" disse-me Deus.
"Crescerás  muito!"
Quanto tenho de crescer? perguntei.
"Tão  alto  como o  bambu?" foi a resposta.

E eu deduzi: Tão alto quanto puder!
Espero  que estas palavras possam ajudar-te a entender que Deus nunca desistirá de ti.
Nunca te arrependas de um dia de tua vida.
Os   bons  dias   te  dão  felicidade.
Os maus te dão experiência.
Ambos são essenciais para a vida.
A   felicidade  te faz doce.
Os problemas te mantêm forte.
As   penas  te mantêm humano.
As quedas te mantêm humilde.
O   bom  êxito   te mantém  brilhante.
Mas, só Deus te mantém caminhando...
_______________________________________________________________