O Editor

sábado, 13 de abril de 2013

Um preço tão alto, que pagaremos com nossas vidas!

Esta segunda-feira (10/10) é provavelmente um dia muito especial para você. Ken Saro-Wiwa, que trabalhou com você e foi executado em 1995 pela ditadura militar nigeriana, completaria 70 anos. O que ele significa para você?

Eu diria que ele me inspirou para que eu me tornasse um ativista pela justiça ambiental. Eu comecei a minha vida como ativista de direitos humanos contra a ditadura militar na Nigéria, contra as condições carcerárias precárias.



Saro-Wiwa começou a organizar o seu povo, o povo Ogoni, nos anos 70, exigindo proteção ambiental, lutando por justiça e até mesmo expulsando a Shell da região de Ogoni em 1993. Esse foi o ano em que a minha organização começou.

Nós descobrimos que a maioria das questões de direitos humanos pelas quais lutávamos foram causadas ​​pelos impactos ambientais da extração do petróleo e do uso dos militares para reprimir as pessoas, para que as empresas pudessem manter a extração e a poluição em curso.

Quando lembramos o seu aniversário, e daqui a alguns meses vamos relembrar o dia em que ele foi executado, sinto como se ele tivesse sido reabilitado. Porque o relatório do Unep confirmou que tudo o que Ken Saro-Wiwa estava dizendo era verdade. Ele não estava inventando nada.
E agora nós realmente devemos exigir um pedido de desculpas da Nigéria e da Shell por trabalharem juntos para executar ele e oito outros líderes Ogoni. Isto faz parte do hino nacional da Nigéria: "o trabalho de nossos heróis do passado nunca deverá ser em vão".
Ken Saro-Wiwa é um grande herói – o número na Nigéria para mim! Ele era um homem de cultura, um escritor que escreveu poesia, teatro, romances e ainda produziu TV. Todas as ferramentas culturais disponíveis ele usou para educar o seu povo sobre as questões ambientais e políticas.

Um dos meus poemas favoritos se chama: "Nós pensamos que era o petróleo, mas era sangue." A ideia central é: nós estamos sangrando a Terra até a morte. A Terra está numa cama doente, lutando para respirar. Eu acredito que o conhecimento e ícones como Ken Saro-Wiwa podem nos inspirar para realmente lutar por justiça. Quando você está no caminho da verdade, não importa o quão inconveniente ele seja, mesmo que você perca sua vida numa luta; se você defende a verdade, a verdade sempre vai prevalecer. Você pode matar o mensageiro, mas nunca poderá matar a mensagem.


Autor: Johannes Beck (bv)
Revisão: Alexandre Schossler