O Editor

sábado, 9 de agosto de 2014

Informativo On-line da OAB


Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Informativo

OAB celebra 25 anos de Constituição e destaca avanços da cidadania

OAB celebra 25 anos de Constituição e destaca avanços da cidadania



Brasília – "Nesses 25 anos, transformamos a história das Constituições no Brasil, que dantes apontava-as como meras folhas de papel, em documento supremo, legítimo, soberano e organizador efetivo da vida do Estado e da sociedade brasileira. Ela representa muito, não só para as gerações passadas e presentes, mais para as gerações vindouras. É um marco de estabilidade política e jurídica". Com estas palavras, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, abriu nesta quarta-feira (12) o seminário "25 anos da Constituição Federal de 1988", promovido pelo Conselho Federal da OAB para marcar o jubileu de prata da Carta Magna.
Veja mais

Funcionamento de TJs: OAB pede a Fux cumprimento de resolução do CNJ

Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, solicitou nesta terça-feira (11) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux que sejam retomados os efeitos da resolução nº 130, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece o expediente mínimo dos órgãos jurisdicionais para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. "Entendemos que a Justiça é tão essencial quanto a saúde, a educação, a segurança e todas as áreas públicas fundamentais e que, por isso, deve funcionar nos dois turnos", disse Marcus Vinicius em audiência com o magistrado.
Veja mais

Carta de Brasília: Constituição deve assegurar direitos do investigado

Brasília – Ao divulgar a Carta de Brasília nesta quarta-feira (12), no encerramento do Seminário 25 anos da Constituição Federal de 1988 – uma homenagem da advocacia, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) propôs a inclusão de um novo inciso no artigo 5º na Carta Magna para assegurar o direito dos investigados, em qualquer procedimento investigatório, a apresentar razões, assistido por advogado. "Não há espaço no Estado Democrático de Direito para procedimentos estatais inquisitoriais. Por isso, é proposto aprimoramento do devido processo legal", diz o documento, ao sugerir a inserção do novo dispositivo. Por indicação do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, a carta foi lida pelo presidente da Seccional da OAB de Alagoas, Thiago Bomfim.
Veja mais

Bandeira de Mello: mesmo mutilada, Carta de 88 trouxe avanços sociais

Brasília – O jurista Celso Antônio Bandeira de Mello afirmou nesta quarta-feira (10), em conferência no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que, apesar de a Constituição Federal de 1988 ter sido "mutilada" no passado, ela deve ser preservada como um instrumento importante de avanços sociais e econômicos.
Veja mais

Reflexos do Estado Democrático após 25 anos: tônica de painel da OAB

Brasília – O importante impacto 25 anos depois da promulgação da Constituição Federal de 1988 e do Estado Democrático de Direito na interpretação das leis, tomada de decisões e organização das políticas públicas foi a tônica do painel "A Constituição Federal 25 anos depois", conduzido pelo presidente da Coordenação de Organização da Comemoração dos 25 anos da Constituição brasileira, conduzida, Ruy Samuel Espíndola. Dele participaram como palestrantes o advogado integrante da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luciano de Araujo Ferraz; o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Mario da Silva Velloso; e o vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo e procurador de Justiça licenciado Fernando Capez.
Veja mais

José Afonso da Silva aborda o ativismo judicial em seminário da OAB

Brasília - Em palestra sobre o chamado "Ativismo judicial e seus limites" no Brasil no seminário 25 da Constituição Federal de 1988, o jurista e Medalha Rui Barbosa da Ordem dos Advogados do Brasil, José Afonso da Silva, destacou o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como um dos casos mais recentes e expressivos nessa área no Brasil. A palestra fez parte da abertura do seminário 25 Anos da Constituição Federal de 1988, promovido pelo Conselho Federal da OAB em sua sede. A palestra completa do ministro e dos demais participantes do seminário será publicadas em um livro sobre os 25 anos de Consdtituição de 88, editado pela OAB, segundo informou presidente da entidade, Marcus Vinicius Furtado.
Veja mais

Painel debate limite entre soberania popular e controle constitucional

Brasília – O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto defendeu o respeito à competência do Judiciário como o Poder responsável pelo pronunciamento final das questões legais do País. "As discussões não podem resvalar para o interminável, então há de haver um órgão que dê a última palavra. Esta nossa Constituição teve o mérito de fazer do Poder Judiciário o ponto de imunidade material dos três Poderes", disse, ao participar do painel "Jurisdição constitucional e função contramajoritária do Judiciário", no Seminário 25 anos da Constituição Federal de 1988, promovido nesta quarta-feira (12) pelo Conselho Federal da OAB como homenagem da entidade ao jubileu de prata da Carta Magna. A mesa foi presidida pelo secretário-geral da entidade, Claudio Souza Neto.
Veja mais

Barroso diz no seminário que Bonavides é homem à frente de seu tempo

Brasília – O ministro nomeado para o Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, fez nesta quarta-feira (10) a saudação ao patrono do seminário 25 Anos de Constituição Federal, o constitucionalista e professor emérito de Direito e Medalha Rui Barbosa da OAB Nacional, Paulo Bonavides, a quem chamou de "um homem à frente de seu tempo, um homem de ideias, o pai do constitucionalismo democrático brasileiro". Paulo Bonavides seria homenageado no evento, mas comunicou ao presidente nacional da OAB (entidade que promove o seminário), Marcus Vinicius Furtado, da impossibilidade de comparecer devido a problemas momentâneos de saúde.
Veja mais

OAB empossa importantes comissões ao comemorar 25 anos da Constituição

Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, deu posse a três importantes comissões da entidade durante a abertura do Seminário 25 anos da Constituição Federal de 1988, promovido nesta quarta-feira (12) como homenagem da entidade ao jubileu de prata da Carta Magna.
Veja mais

Lewandowski destaca vanguarda constitucional na proteção de direitos

Brasília – "A Constituição Federal de 1988 não é uma obra perfeita, especialmente no que tange a seu aspecto excessivamente analítico, mas com certeza é das mais avançadas que já se viu no país e talvez no mundo no que diz respeito à proteção dos direitos fundamentais". A definição partiu do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, ao proferir a conferência magna de abertura do Seminário 25 anos da Constituição Federal de 1988, promovido nesta quarta-feira (12) pelo Conselho Federal da OAB como homenagem da entidade ao jubileu de prata da Carta Magna.
Veja mais

OAB faz homenagem a Ulysses em seminário sobre Carta de 88

Brasília - A entrega de uma placa em reconhecimento às lutas do Deputado Ulysses Guimarães, que presidiu a Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição de 1988, marcou nesta quarta-feira (12) o encerramento da primeira parte dos trabalhos do seminário 25 de Constituição Brasileira – uma homenagem da Advocacia, conduzido pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado. Ele entregou a comenda ao representante da família do deputado, Oswaldo Dante Manicardi.
Veja mais

OAB: parlamentares são os dignos representantes da cidadania

Brasília – Destacar a importância do Congresso Nacional para a democracia brasileira e a indispensabilidade dos parlamentares, dignos representantes da cidadania, na edificação de leis e na fiscalização dos Poderes. Esse foi o objetivo, segundo o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, de jantar realizado na sede da entidade nesta terça-feira (11), em homenagem a deputados e senadores integrantes da Frente Parlamentar dos Advogados na Câmara e no Senado.
Veja mais

Assessoria de Comunicação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
SAUS Quadra 5 Lote 1 Bloco M - BRASÍLIA DF | CEP 70070-939
Fone: (61) 2193-9600
www.oab.org.br
oabnoticias@oab.org.br