O Editor

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Dolo eventual


Resultado de imagem para vídeo
Fazer denúncia não é crime e não gera Danos Morais.
Exceto quando há denunciação Caluniosa e por falsa denúncia.
Havendo um desses dois elementos, que gera danos a imagem, a moral e a honra.
Ainda há, dolo eventual que é excluído por se tratar de finalidade pública, uma vez que o facebook, é uma rede social pública e que todos tem o direito de resposta e eventual vídeo.
O Queixoso do vídeo que o denuncia, deve ter um vídeo também explicando e rebatendo a denúncia, seja ela falsa ou verdadeira; em caso de falsa, rebatendo sobre a falsidade e sobre a verdadeira, justificar a razão dos fundamentos que levaram a haver denúncia.

Denunciação caluniosa
INDENIZAÇÃO. DANOS MORAIS. SUPOSTA DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA. NÃO CARACTERIZAÇÃO. AÇÃO IMPROCEDENTE. 1. O fato de os réus terem apontado possíveis suspeitos pela prática do fato delituoso não configura denunciação caluniosa, mas sim o exercício regular de um direito: de registrar ocorrência policial e, havendo suspeitos, apontá-los, para que ocorra a competente investigação e apuração da autoria. 2. A responsabilização dos réus somente seria possível se restasse demonstrada a má-fé destes quando da indicação do autor como suspeito. Apenas se os réus tivessem conhecimento que a... (TJ-RS - Recurso Cível: 71002413227 RS, Relator: Eduardo Kraemer, Data de Julgamento: 14/07/2011, Terceira Turma Recursal Cível, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 18/07/2011)




Por falsa denúncia


RESPONSABILIDADE CIVIL. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DE FALSA ACUSAÇÃO DE CRIME. Autor pretende o recebimento de indenização pelo dano moral decorrente de falsa acusação de ameaça. Sentença de procedência. Apelo do réu. Requerido que lavrou boletim de ocorrência acusando o autor de tê-lo ameaçado para que levasse capsula com resquício de drogas para a escola. Posterior confissão o réu de que "inventou" a história pode medo de ser responsabilizado por ter levado o material para a instituição de ensino. Fatos que fizeram com que o autor se visse alvo de investigação policial que perdurou por quase um ano. Dano moral inafastável. Valor da indenização que se mostra adequado ao caso. Sentença mantida. Recurso desprovido.
(TJ-SP - APL: 00024589320148260294 SP 0002458-93.2014.8.26.0294, Relator: Mary Grün, Data de Julgamento: 17/05/2017, 7ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 17/05/2017)