Deutsche Welle: Sabemos que a alfabetização pode contribuir para proteger o nosso clima e o nosso meio ambiente. Os países industrializados, como a Alemanha, têm um nível de alfabetização elevado, mas nós ainda somos responsáveis por uma grande quantidade de emissões de dióxido de carbono. O que nos falta?
Nnimmo Bassey: O mundo industrializado perdeu em grande parte – e digo isso com todo o respeito – a conexão com a natureza. Eu poderia lhe perguntar: quando foi a última vez que você olhou para o céu à noite para ver as estrelas? Se você estiver numa cidade com muita luz elétrica, em todos os lugares, provavelmente não sabe como é um belo céu noturno. E isso é apenas um pequeno exemplo.
Nós precisamos trazer o conhecimento para um nível popular. Nossos cientistas têm que ser retreinados para comunicar o seu trabalho de uma forma popular, falar a língua que o povo na rua pode entender. Porque se você continuar produzindo estatísticas e coisas que soam estranhas para as pessoas, isso é válido como um achado científico, mas não tem nada a ver com as pessoas.
Elas querem aquilo com que podem se relacionar, aquilo que elas possam
entender. Então é necessário fazer com que aqueles que estão analisando
as situações se conectem num nível popular, de igualdade, com aqueles
que estão sofrendo os impactos.
A poluição é visível em toda a região do Delta do Níger
Autor: Johannes Beck (bv)
Revisão: Alexandre Schossler