1. Deus Providenciou para nós Uma Vida Cristã Frutífera e Abundante |
- Disse Jesus: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente." (João10:10)
- "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma." (João 15:5)
- "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." (Gálatas 5:22,23).
- "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (Atos 1:8) O Homem Espiritual - Algumas características pessoais resultantes da sua confiança em Deus:
É Cristocêntrico É dirigido pelo Espírito Santo Conduz outros a Cristo Possui vida efetiva de Oração Conhece a Palavra de Deus Confia em Deus Obedece a Deus | Amor Alegria Paz Paciência Bondade Fé Fifelidade Mansidão Domínio próprio |
À medida que o cristão vai confiando no Senhor em todos os detalhes da sua existência e segundo a sua maturidade em Cristo, essas características se manifestam em sua vida. Aquele que está apenas começando a compreender o ministério do Espírito Santo não deve desanimar, se não é tão frutífero como cristãos mais maturos que já experimentaram esta verdade por um período mais extenso.
Por que a maior parte dos cristãos não está experimentando esta "vida abundante"?
2. O Homem Carnal não pode experimentar a vida cristã abundante e frutífera |
- Ou ele não está informado a respeito do amor de Deus, seu perdão e poder ou se esqueceu deles (Romanos 5:8-10; Hebreus 10:1-25; 1 João 1; 1 João 2:1-3; 2 Pedro 1:9; Atos 1:8).
- Tem uma experiência espiritual cheia de altos e baixos.
- Não entende a si mesmo - deseja fazer o que é certo, mas não consegue.
- Deixa de receber o poder do Espírito Santo para viver a vida cristã.
(1 Coríntios 3:1-3; Romanos 7:15-24; 8:7; Gálatas 5:16-18)
O Homem Carnal - Algumas ou todas as caracterísiticas seguintes identificam o cristão que não confia plenamente em Deus:
ignorância de sua herança espiritual Incredulidade Desobediência Perda do amor para com Deus e com os outros Vida pobre de oração Falta de desejo de estudar a Bíblia | Atitudes Legalistas Pensamentos impuros Ciúmes Inveja Preocupação Desânimo Espírito de Crítica Frustração Falta de Propósito na vida |
(A pessoa que se declara cristã mas continua na prática do pecado, deve compenetrar-se de que talvez não seja verdadeiramente cristã, de acordo com (1 João 2:3; 3:6, 9; Efésios 5:5). Clique aqui para obter a certeza de que você é realmente um cristão.
A terceira verdade, nos oferece a única solução deste problema...
3. Jesus prometeu a vida abundante e frutífera como resultado da plenitude (controle e poder) do Espírito Santo |
- Uma pessoa se torna cristã através do poder do Espírito Santo, conforme João 3:1-8. Desde o nascimento espiritual de novo o Espírito Santo permanentemente no cristão (João1:12; Colossenses 2:9, 10; João14:16,17). Embora o Espírito Santo habite em todos os cristãos, nem todos os cristãos são cheios (vivem sob o controle e poder) do Seu poder.
- O Espírito Santo é a fonte da vida transbordante (João 7:37-39).
- O Espírito Santo veio para glorificar a Cristo (João 16:1-15). Quando alguém é cheio do Espírito Santo, ele é um verdadeiro discípulo de Cristo.
- Antes de ascender aos céus, Cristo prometeu enviar-nos o poder do Espirito Santo para nos capacitar a fim de sermos suas testemunhas (Atos 1:1-9).
Então, como alguém pode ser cheio do Espírito Santo?